Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O colar de pérolas

09
Mai15

Escuteiros

Muitas vezes oiço belos boatos infundados do que são os escuteiros, pois devo dizer que fico bem magoada com algumas coisas que se ouvem por aí! Que as pessoas falem de assuntos sem os conhecerem e que expressem a sua opiniões em público, quer seja na televisão, Internet ou na rua, sem nem se quer pensarem no que estão a dizer já estou eu e todos nós mais do que habituados. Mas tenho a dizer-vos que escrevo este post com uma certa tristeza e também nostalgia e muita saudade.

10174977_768688403141813_6139250420309169001_n.jpg

 


Tristeza porque durante estas semanas tenho ouvido e lido muitas opiniões mal educadas e desrespeitadoras à cerca dos escuteiros. Vindos de pessoas que claramente não sabem o que estão a dizer e são mal formadas que nem respeitam o facto de o dois jovens escuteiros terem perdido a vida a servir a sua comunidade. Pois é pessoas tenham alguma vergonha nessa cara que bem estão a precisar.


Nostalgia e saudade claro por ter pertencido à melhor organização do mundo, que é o CNE.
É com muito orgulho que digo sempre a toda a gente aquando calha em conversa de que já fui escuteira.
Mas afinal o que são os escuteiros?  Esta é a questão?  porque raio vendem calendários?  Porque raio andam com aquelas roupas esquisitas? Os chefes ganham dinheiro? E o que representam os escuteiros para a sociedade?
Bem eu sei que muitos de vocês têm estas dúvidas e principalmente ideias mal fundamentadas!

1013147_619867961357192_680356477_n.jpg

 

Os escuteiros pertencem a uma organização mundial, criada no reino unido. O intuito do fundador dos escuteiros (baden powell) era formar jovens, em tempo extra curricular, e ensinar o que não se aprende na escola: valores de respeito, união, ajuda aos outros, ecológicos, carácter e de vida em sociedade.
São coisas que infelizmente não se aprendem mesmo na escola.
Para tal serviu-se da sua melhor arma, a sua inteligência e experiência quer de vida quer no exercito. E à imagem do exército inglês, decidiu criar um grupo de jovens úteis para a sociedade e capazes de actuar em cenários de desgraça, como desastres naturais ou guerras. Promovendo o funcionamento da sociedade nestes casos. Assim, as roupas esquisitas são idênticas às roupas criadas na altura (semelhantes às do exército inglês)  para que fosse mais fácil identificar os escuteiros.
Assim sendo a função e objectivos dos escuteiros crescerem e aprenderem os valores da sociedade, da fé cristã, respeito, ajuda ao próximo e integração humana na natureza.

1236880_656253904385264_217887668_n.jpg

 


É aqui que se estimula a criatividade, que se aprendem soluções ecológicas e de protecção do ambiente, que se faz muito voluntariado, em várias vertentes, que se criam valores humanos e que se aprende acima de tudo, que o impossível é sempre possível! É aqui que se aprendem a tocar instrumentos, ter alguma cultura à cerca do país e do mundo em que vivemos, que se estimula a aprendizagem e capacidade de ter sempre uma solução para os problemas. Como vêm os escuteiros não são uns inúteis que fazem apenas fogueiras e cantam músicas estúpidas ao redor delas (como eu ouvi um certo senhor dizer em televisão, ao qual certamente faltam estes valores! Normal, não andou nos escuteiros,  a gente perdoa-lhe)
Claro que muito do trabalho dos pais é criarem estes valores nas pessoas mas é impossível fazê-lo do mesmo modo de que os escuteiros o fazem. É ali que aprendemos a servir os outros e a comunidade, a sermos úteis para a sociedade, a "trabalharmos de graça " nas nossas horas livres e a sermos muito felizes com isso.

1069429_619868251357163_1644110547_n.jpg

 


Os escuteiros ao contrário do que já me disseram varias vezes, são uma organização sem fins lucrativos, ou seja ninguém ganha dinheiro. Mas se não ganham dinheiro porque raio vendem calendários e outras coisas?  Bem, esta é uma pergunta que muita gente me fazia quando eu vendia coisinhas para angariar fundos e que amavelmente respondi várias vezes, os escuteiros precisam pagar uma quota anual para terem direito aos seguros de saúde e de acidentes, para estarem registados num sistema que os protege, os acompanhamentos e carrinhas de transporte algumas formações, materiais utilizados no voluntariado e até as sedes que nos acolhem e onde guardamos o material e trabalhamos para a sociedade, infelizmente custam dinheiro, e as coisas têm que se pagar, as contas da luz,  da água o aluguer do espaço,  os materiais de primeiros socorros, a gasolina dos carros e carrinhas tudo isso e muito mais precisa ser pago,  a menos que seja doado pela comunidade ou pago pelos pais e familiares,  que nem sempre podem pagar isto tudo.

0210_limpezas na cidade do funchal.JPG

 

Todas as pessoas que lá estão trabalham de modo voluntário e muitas delas pagam tudo isto do próprio bolso, mas isso como bem sabem não é possível para todos. Como é óbvio não se vão descriminar pessoas que podem aprender, ensinar e dar muito de si à sociedade só porque não têm dinheiro para pagar as coisas do seu bolso. Seria uma verdadeira estupidez.
Para terminar os escuteiros são muito importantes para a sociedade, quer a nível de formação,  para se possam construir pessoas preocupadas com o seu meio, a sua cultura,  com os outros, pessoas respeitadoras do ambiente e do planeta mas também dos seres humanos e dos animais, quer na ajuda prestada à sociedade, através do voluntariado em lares públicos, casas de acolhimento, banco alimentar, ajuda domiciliária a ídolos e pessoas doentes, hospitais, situações de risco como incêndios e outras.

 


Já agora que ficamos todos esclarecidos e não querendo tomar muito do vosso tempo, gostava de deixar aqui em público escrito o meu grande agradecimento a todos os amigos dos escuteiros que durante 10 anos da minha vida me formaram e me ensinaram grande parte do que sei hoje, e é graças a eles que hoje sou como sou. A todos eles um obrigada por me fazerem sentir que fazia e faço parte desta grande família e que cada um pode e faz a diferença na sociedade,  apesar de muita gente não o saber. Obrigada pelo o vosso trabalho aos outros e pela vossa generosidade.

7815_605174069493248_1752690669_n.jpg

 


E por fim, dizer que as fotografias à excessão de uma delas, são (desculpem mas tenho que dizer) do melhor fotógrafo de Portugal também ele escuteiro claro, Ricardo perna, e espero mesmo que ele não se importe que as tenha posto aqui, mas quem mais poderia ter um olhar tão especial e carinhoso para com os escuteiros como ele tem e tirar estas fotografias única, mostrando a essência do que é o escutismo.

Já agora, pesquisei para saber mais dele, vão adorar o seu trabalho e os portefólios fotográficos :) acreditem!
Beijinhos a todos

assinaturaS.png

 

Sonhadora. Teimosa. Amante da vida e do mundo! Aproveito cada segundo da vida para ser útil e me sentir realizada! Adoro conversar e conhecer coisas novas! Estou sempre disposta a partilhar conhecimentos incomuns, ideias, valores e princípios!

Instagram

Tumblr

Facebook