Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O colar de pérolas

15
Mar15

Esta é a nossa cultura, estes somos nós!

Ontem fui pela primeira vez ao "tágides " um festival de tunas que se realiza em Almada a alguns anos.

E pude compreender o que se calhar e infelizmente muitos não percebem e nem vêm neste país!


Somos uma nação cheia de história, mas não é só de história que se faz um povo como o nosso. Já viajei muito e já vivi fora e posso dizer que somos um dos países do mundo com mais cultura mais riqueza e diversidade a nível de tradições e de identidade. E é com muito trabalho que todas as gerações unem a tradição à inovação e fazemos tudo com cada vez mais carinho e mais primor. O festival tágides é só mais uma prova da nossa variedade cultural e do quão especiais nós somos!!

500x500 (1).jpg

Nós somos a nossa cultura, nós somos a nossa tradição, somos inovação, música, trajes, coração de Viena e cantar alentejano,  somos a varina que vai na rua mas somos também o rio e o mar ao mesmo tempo.


Depois de um belíssimo espectáculo felizmente de sala cheia mesmo com bilhete a 7€,  pergunto-me como pode este país nem ter ministério da cultura? Será isso possível? Será que nos querem destruir assim tão descaradamente? Certamente o país da Europa com mais diversidade cultural, mais potencial a todos os níveis, não tem,  quem defenda a sua identidade e a sua cultura???  como é possível??? Não vou defender nem apelar a partidos políticos porque sinceramente acho-os todos de uma hipocrisia tremenda e para mim esteja quem estiver no governo, só vejo um futuro muito negro para Portugal se continuarmos neste rumo. Mas dessa mudança parte de nós!

 

Somos o que somos e já nos está nos genes, sermos livres e lutar-mos pelo o que são os nossos direitos. Então convictamente eucostumes-tradicoes.jpg posso dizer que a nossa cultura,  a nossa música,  a nossa dança, a nossa língua, as nossas roupas,  o modo como falamos,  o modo de sermos alegres e tristes ao mesmo tempo, o modo como somos a saudade e o fado e como sabemos receber e acolher bem quem não é da nossa casa nem da nossa terra, tudo isso é nosso, tudo isso somos nós. E temos direito de sermos quem somos e como somos! Ainda para mais quando alguém quer abafar a nossa cultura,  extinguir o nosso direito de a exibir e a defender com unhas e dentes. Quando tentam fechar as nossas escolas de música, quando não incentivam à leitura colocando o preço dos livros inclusive escolares nos píncaros, quando parece que em Portugal nem se faz bom teatro, quando não

DSC_0785.JPGpermitem que o nosso povo dance ou que possamos descaradamente apreciar um bom filme no cinema ou ir a um bom concerto em família,  sem passarmos fome para o fazer! Nada disto conta, actualmente, a nossa cultura deixou de um direito nosso, é como se simplesmente deixásse-mos de sermos mesmos. Estamos a perder-mo-nos aos poucos, a vende-mo -nos por uma dívida que nos arranca a cada dia pedaços da nossa cultura e da nossa identidade. Se ninguém dos "grandes" que de grande não têm nada a não ser a conta bancária,  não nos defendem nem nos atribuem o direito de sermos quem somos e amarmos o que somos, porque pelos os vistos eles têm vergonha de serem quem são, aqui fica em sinal de grito de guerra a juntar aos muitos que ja foram feitos. Estamos aqui,  a geração que todos julgam ser da desgraça e da imigração está aqui,  vai resistir e ficar. Estes somos nós. Esta é a nossa cultura. Esta é a nossa tradição. Este é Portugal.

 

assinaturaS.png

Imagens: http://4.bp.blogspot.com/-cgoKrcNQa28/U58xYStdRmI/AAAAAAAAxGE/dJsmcZNDoUw/s1600/DSC_0785.JPG, 

http://4.bp.blogspot.com/-gsXIekt1pag/T90FnOE-5aI/AAAAAAAAAgY/KMqKM_GV6Kw/s1600/minho.jpg

http://fotos.sapo.pt/G6r7upCozY6ZJZUjpyFt/500x500

 

 

Sonhadora. Teimosa. Amante da vida e do mundo! Aproveito cada segundo da vida para ser útil e me sentir realizada! Adoro conversar e conhecer coisas novas! Estou sempre disposta a partilhar conhecimentos incomuns, ideias, valores e princípios!

Instagram

Tumblr

Facebook