Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O colar de pérolas

08
Mar15

Dia da mulher

Olá a todos =)

rosie_the_riveter.jpg

 

Hoje como sabem é dia internacional da mulher e vou confessar-vos uma coisa, este dia para mim não tem grande significado. Sendo feminista assumida, acho que este dia veio simbolizar apenas ou relembrar a todos a luta que é feita pelas mulheres de todo o mundo durante não só anos, como séculos.

Ter uma voz participativa e activa na defesa dos direitos das mulheres é sim um ato de coragem mas é também mais do que isso, é uma luta que se faz diariamente, por mulheres inspiradoras e de grande valentia.

O dia da mulher é todos os dias e até mesmo quando o homem não quer! Ser feminista é lutar para que o preconceito acabe, para que o mundo olhe para as mulheres , como mulheres e não como objectos de reprodução ou criadas ou simplesmente uma "coisa" uma porcaria, que possam utilizar e deitar fora em seguida! Mas isto incluiu não só homens, como também as próprias mulheres. Que são tantas e tantas vezes protagonistas de actos de crueldade umas para com as outras, são elas próprias as primeiras a apontar o dedo , a criticar e a julgar, sem existir a dúvida em primeiro lugar, sem existir espaço para um pensamento ou sem a capacidade para se colocarem no lugar do outro.

É importante mudar as mentalidades e perceber que uma mulher não tem a capacidade para fazer mais do que um homem, mas sim para fazer O MESMO. IGUAL. 

É importante construir confiança, auto estima e olhar sempre em frente e com esperança e compreensão, mostrar ao mundo que podemos ser não mais, mas igual aos homens. Estamos todos no mesmo pé de igualdade.

Ser feminista não é odiar homens. É explicar ao mundo que as mulheres também sabem fazer as suas tarefas, também têm o direito de as fazer se esse é o seu desejo e o seu sonho. E explicar aos homens que também eles podem fazer o que fazem as mulheres, também podem ser pais, cuidar dos filhos e ir trabalhar o dia inteiro. Também têm a capacidade para se levantar às 5 da manhã para lavar roupa e preparar a lancheira para a família, a marmita do filho, a sopinha para a mulher, tendo mais ou menos aptidão para o fazer.

Por isso este dia para mim só afirma algo que eu já sinto à muito tempo. O direito de uma mulher lutar pelos os seus direitos, pelos os seus sonhos e pela sua liberdade! E se possível com um homem ao seu lado, seja pai, avô,tio, irmão, amigo, que a saiba apoiar, respeitar, defender e lutar com ela. Como com certeza absoluta ela faria por ele.

Nisso posso considerar-me uma sortuda porque tenho imensos amigos homens, a quem também gostava de agradecer,assim como ao meu namorado, por participarem nesta luta mesmo sem se aperceberem comigo todos os dias contra tanto preconceito. Quando me apoiam perante a intolerância dos outros, quando me defendem perante o preconceito por ser mulher no meio de um mundo masculino, quando se deixam ser conduzidos por mim mesmo que alguém pergunte, porque sou eu a conduzir e não ele, quando me convidam para sair com eles, sem constrangimentos, quando me pedem ajuda para surpreender outras mulheres e para se tornarem pessoas melhores mas acima de tudo quando não vêm diferenças entre as conversas, gestos e amizade entre mim e entre outro homem. Sinto-me privilegiada e todos eles têm a capacidade de me fazer sentir que é possível. Esta luta é possível , a amizade de homens e mulheres é possível e que as mulheres fazer o mesmo que os homens e os homens o mesmo que as mulher.

Este é o dia da igualdade de géneros e não dia da mulher.

 

 

Sonhadora. Teimosa. Amante da vida e do mundo! Aproveito cada segundo da vida para ser útil e me sentir realizada! Adoro conversar e conhecer coisas novas! Estou sempre disposta a partilhar conhecimentos incomuns, ideias, valores e princípios!

Instagram

Facebook