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O colar de pérolas

31
Jul14

Emagrecer, com Juízo!!!

Olá a todos mais uma vez :)

 

Hoje trago-vos um tema que vai interessar a muitos, com toda a certeza , principalmente na altura de verão (apesar de eu pensar que independentemente da altura e da idade, nunca é tarde começar!) Emagrecer com juízo!!!  Pois é exactamente isso que leram… emagrecer com juízo, deixemo-nos de dietas malucas, e que só prejudicam a nossa saúde, fisica e mental, sendo que nem sempre dão frutos!! E vamos lá aprender a emagrecer de modo saudável com algumas dicas simples.

1. A primeira dica que vos trago, e talvez a mais importante, é: sejam sempre sinceros convosco mesmos!

Pois é, não adianta comerem um bolinho hoje, a pensar que começam a comer “melhor” no dia seguinte, ou dando a desculpa que é para a despedida (até porque o tal dia da comida saudável e de dieta nunca chegará!!), ou mesmo convencendo-vos que depois, fazem uns abdominais e a coisa resolve-se! Vá admitam lá…. Quem nunca fez isto?? Pois é…. Esta é a regra básica, sejam sinceros, podem comer um bolinho hoje, mas tendo a consciência do que isso implica!

Tenham a consciência de tudo o que comem e o que comem e pensem no que podem melhorar, mas acima de tudo pensem em mudar a alimentação, para ficar com um estilo de vida saudável , para se sentirem melhor a nível de saúde e não para ficarem magros(as). A magreza não é sinónima de saúde. Tenham sempre como objectivo, melhorar e corrigir, os vossos hábitos alimentares, para viverem com melhor qualidade.

2. O segundo passo é então: beber muita água.

Quando me refiro a beber muita água, não me refiro a beber um garrafão!! Atenção, não me interpretem mal! Refiro-me sim a beberem 1litro e meio a 2 litros de água por dia! Que já todos sabemos....  é o recomendado. Mas tenho vindo a aperceber-me de que nem sempre o recomendado, é posto em prática, e usufruindo da minha primeira regra, muitos de nós, estamos mesmos convencidos de que bebemos, os tais litro e meio a dois litros de água por dia…. Até poderá ser, só que na maioria dos casos não é bem assim!

Quantifiquem a água que bebem, diariamente, não se guiem, pela garrafas, que medem pouquíssimo, e não se iludam!!

Quem não gosta de água, pode fazer chá, nesta altura até sabe bem gelado, ou pode mesmo juntar umas gotinhas de limão ou de laranja, para dar um paladar diferente!

3. A terceira regra, remete-nos para mais complicações!! Comer várias vezes ao dia!

Esta regra também é conhecida… mas será que sabem o que realmente significa??? Comer várias vezes ao dia, não significa, comer tudo o que nos aparece à frente e constantemente! E muito menos, comer um pacotinho de OREO ou meia fatiazinha de pão com NUTELA!! Nem um pastelinho de nata todos os dias ao lanche!

Comer várias vezes ao dia, significa, comer 1 peça de fruta, a meio da manhã, comer uma barrinha energética de cereais durante a tarde, ou mesmo um pão com apenas um condimento. 

Procurem comer poucas calorias, e de preferência, comer alimentos que demorem a ser absorvidos pelo o corpo, assim vão sentir-se saciados mais tempo.

Comam, um barrinha até 90 kcal. Ou comam, um iogurte, magro (e sim têm sabor!!! Magro, não é iogurte natural)

4. Outra regra, que para mim é muito importante, é comer com cabeça, escolher a comida muito bem, procurem comer produtos alternativos, diferentes do habitual, variem a vossa dieta alimentar, percam um pouco de tempo a ler a tabela nutricional… porque ela está lá com um objectivo! Procurem saber mais sobre as vantagens de comer X ou Y, evitem comer produtos com muita gordura, ou com muito açúcar! Desde sumos, a bolachas, a molhos, batatas fritas, entre tantos outros.

 

Para exemplificar deixo-vos uma tabela de proibidos e permitidos:

 

ProibidosPermitidos
Sumos, refrigerantes, bebidas gaseificadasChá, água, sumos naturais de fruta, sem açúcar e apenas com uma fruta
Bolachas e todos os produtos crocantesBarrinhas de cereais integrais 
Cereais, mesmo da gama de manter a linhaFlocos de aveia, e outras sementes, como chia
Pão bimbo, e todo o tipo de pão com validade alongadaPão escuro. Proibido comer pão às refeições
Batatas fritas, amendoins, e outros aperitivosComer sempre salada variada
Frutos secos em excessoComer sempre sopa, (nunca juntar aborora e cenoura)
Comer mais do que 3 peças de fruta por diaFrutas cheias de fibras e com baixo teor de açúcar

 

Resumindo, façam um esforço para resistir ao açúcar e aos docinhos, aos sumos, e ao fast food, aos enchidinhos também..... tentem confeccionar a vossa própria comida, e evitem os fritos, tudo o que seja crocante, e tudo o que seja estaladiço.

Comam pequenas porções, variem bastante a vossa alimentação, comam sempre salada e sempre sopa, feitas com legumes variados, e sempre com combinações diferentes, e evitem a fruta antes e depois das refeições, podem comer a fruta de manhã e ao lanche. 

5. A última dica ,  é: façam algum exercício.

Fazer exercicio é essencial para a nossa saúde, a diversos níveis e em todas as idades, e sejamos sinceros, iso não é segredo para ninguém!!! Façam um pequeno esforço, nem que seja apenas 10 minutos para começar, estabeleçam metas reais, que podem mesmo cumprir, tendo em conta a vossa capacidade física, e disposição horária, façam exercícios simples. Alguns abdominais, alguns saltos à corda, umas caminhadas, uns passeios de bicicleta ao fim de semana (e para quem não sabe andar, olhem que excelente oportunidade para aprender!!), aproveitem as férias, sem desculpas, para dar umas braçadas, na praia ou na piscina, façam actividades no exterior e envolvam também a família.... Vão ver que assim, tudo começa de modo muito mais fácil!!! Não queiram já correr a maratona, se só estão habituados a ir ali à mercearia do fundo da rua a pé! Nem invistam, em todo o equipamento, de desporto, sem antes perceber, e ter a consciência das vossas capacidades físicas e do que realmente vão utilizar.

 

Espero que tenha gostado, destas minhas dicas, deixem-me saber a vossa opinião à cerca do assunto =)

E lembrem-se, não se emagrece de um dia para o outro, não desatem a comprar legumes hoje , que nem loucos para mudar os vossos hábitos a acharem que no dia seguinte acordarão magros(as)!! 

 

Beijinhos, até à próxima =)

 

 

Sonhadora. Teimosa. Amante da vida e do mundo! Aproveito cada segundo da vida para ser útil e me sentir realizada! Adoro conversar e conhecer coisas novas! Estou sempre disposta a partilhar conhecimentos incomuns, ideias, valores e princípios!

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